segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sopa de Peixe à Açoriana


Olá amigas e amigos :)

Desculpem a minha ausência mas estive em mudanças (de apartamento) e ainda não instalamos internet! Por isso estive sem dar noticias e sem ver as vossas maravilhas culinárias!
Finalmente já estou de férias, e amanhã vou para a minha ilha :D weeee! E adivinhem quem vai comigo? O meu amorzinho! :D Vão ser umas férias maravilhosas! Por isso é normal que não visite os vossos cantinhos com tanta frequência… tenho muito que passear hihi
Depois mostro-vos fotos da Terceira :)

E como vou para o Açores decidi deixar-vos aqui uma receitinha Açorinana :)


Sopa de Peixe à Açoriana


Ingredientes:
Cebola picada
Alho picado
Azeite
Vinagre
Salsa picada
Cominhos moídos
Açaflor
2 folhas de Louro
Massa malagueta q.b. (ou massa de pimentão ou ainda piri-piri)
20 ml de vinho
Polpa de tomate (a gosto)
2 litros água
5 postas de maruca congelada
1 chávena de chá de arroz (use de agulha, pois o carolino chupa muita água)


Preparação:
Coloquei o peixe a descongelar com sal e sumo de limão.
Refoga-se a cebola e o alho no azeite, de seguida refresca-se com um pouco de vinagre.
Junta-se a salsa picada (eu usei da Margão mas se for fresca melhor), os cominhos, o açaflor, o louro, a massa malagueta, o vinho branco e a polpa de tomate e deixa-se cozer um bocadinho.
Acrescenta-se a água, o peixe e o arroz.
Quando o peixe estiver cozido retira-se, desfia-se e volta-se a por no tacho. No entretanto o arroz acaba de cozer.
Servir de imediato.

Como é de imaginar esta sopinha feita com peixe fresco é muito melhor ;)



Bons Cozinhados ;)

20 comentários:

  1. ADORO SOPA DE PEIXE,DIVERTE TE MAS NAO TE ESQUEÇAS DA GNTE,BJS

    ResponderEliminar
  2. Ótimas férias para você e seu amor!!!! Divirta-se muito!!!

    Obrigada por deixar essa maravilha de sopa para nosso deleite.


    Bjus

    ResponderEliminar
  3. Essa sopa ficou com um rico aspecto. Vou ter que experimentar: o homem adora sopa de peixe. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Receitas tradicionais são do melhor que há!
    O aspecto está excelente, parabéns!

    ResponderEliminar
  5. que sopinha boa! e tens razão, com peixinho fresquinho fica muito melhor!

    ResponderEliminar
  6. Ai Isa que inveja!! Leva-me para a Terceira contigo... Que saudades!

    Sabes o que tenho comido ao pequeno almoço? Massa sovada, mesmo dos açores! Abriu uma loja em Lisboa chamada Espaço Açores... E a irmã do meu amor foi lá e trouxe-me!

    Boas férias e diverte-te imenso!! Eu também já estou de férias...
    Mas não te esqueças de nós... Eheheh!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Que boa sopa! obrigada por partilhares :P Já andas pela tua terrinha? bjit e boas ferias

    ResponderEliminar
  8. Que receita legal! Nunca tomei sopa de peixe. Como gosto de peixe, acho que também gostaria dessa sopa.

    ResponderEliminar
  9. esat uma bela sopinha.
    beijocas e boas ferias

    ResponderEliminar
  10. Estás cá na Terceira? Que bom! :-)

    Manda-me um mail (a morada está no meu blog) para combinarmos alguma coisa.

    Até breve!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Oi, Isa! Nunca provei sopa de peixe, muito menos à Açoriana. rs Parece muito gostosa.
    Esclarecendo: aqui o frio tem aparecido só alguns dias, esse inverno está muito mixuruca! =)

    ResponderEliminar
  12. Está tudo bem aí pelos açores?
    Hoje arrumei tantas caixas de medicamentos... Shiiii! =)
    Olha,em relação às formas... Aquela do pudim comprei-a no continente! Custou 6€... Se vires outro bolo que tenho há mais tempo no blog, um de mousse de chocolate no microondas também é do continente... É uma forma vermelha redonda e baixa (também há em vermelho)... A que uso sempre para os bolos é da tupperware! Roubei-a à minha avó... É muito boa!
    Comprei uma redonda sem buraco que ainda nem usei no de borla... Fui super barata! Aí na Terceira há de borla,não há? Eu lá vi algumas de diversos formatos... Desculpa se não ajudei muito! =(

    Continuação de boas férias!!

    ResponderEliminar
  13. É uma forma vermelha redonda e baixa (também há em vermelho)...
    Aquilo que queria dizer no comment anterior é que tb há em preto!! Ando a precisar de comprimidos para a memória... Ihihi!

    ResponderEliminar
  14. Olá, já estou sim, mas já me vou,lol
    Vou fazer uns exames de melhoria, mas na primeira semana de agosto já estou cá.
    Combina e depois diz-me qualquer coisa :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Manuela, sou brasileiro e moro na cidade do Rio de Janeiro.
    Um apaixonado por pães e descendente de um transmontano, em Portugal Continental como vocês chamam.

    Recentemente (coisa de uma semana) recebi o desafio de fazer esse pão tão comum ai nos Açores: o papo-seco ou papo seco.

    Cheguei a achar uma receita na internet ( http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=12281.msg185339 ) Mas meu desafiante não achou parecido com o que ele conhecia. Ainda outra coisa: nesta receita foi incluído Puré de Batata Instantáneo: ele disse que este pão também não leva puré...)

    Tenho procurado por estes dias incansavelmente na internet e não acho uma receita com fotos, pois pelo que vi neste site a forma de dobrar a massa é que - também - faz a diferença na sua apresentação.

    O que consegui fazer foi este: http://picasaweb.google.com/lh/photo/mymcjyhoYQB-UdA2krcn4Q?authkey=Gv1sRgCLizm8Ln99PnGA&feat=directlink

    Gostaria que você pudesse me ajudar. Ou então, me indicar quem possa.

    Um grande abraço de um brasileiro que tem sangue português.

    ResponderEliminar
  16. olha,,deve ter ficado muito boa mesmo,,se quizeres deixar mais receitas em nosso site sera sempre bem vinda,,obrigada

    ResponderEliminar
  17. Que deliciaaa, que tenhas umas férias maravilhosas.
    bjsss

    ResponderEliminar

Obrigada pela passagem no meu cantinho :)
Será sempre bem vindo :D
Qualquer opinião será bem recebida!

Volte sempre ;)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin